quarta-feira, 3 de junho de 2009

Visita de Trabalho a Vila das Aves

03-06-2009

O Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes – acompanhado por vários técnicos camarários de diferentes departamentos - levou a efeito na tarde do dia 2 de Junho, uma visita de trabalho a Vila das Aves, durante a qual visitou uma dezena de locais onde decorrem actualmente importantes obras de beneficiação e requalificação.

No global, as obras apreciadas representam um investimento camarário de mais de 4, 5 milhões de euros.

De entre as empreitadas em curso ou em fase de conclusão visitadas contam-se:

REQUALIFICAÇÃO URBANA DAS RUAS DR. GERMANO PIMENTA E ACESSO À RUA Nª Sª DE FÁTIMA

Esta obra – avaliada em 136 770 euros - está actualmente em fase avançada de execução e contempla a execução das infra-estruturas e pavimentação nas duas vias. Refira-se que em complemento a esta obra – e em resposta a um abaixo-assinado de pessoas solicitando a requalificação da zona - será também feita a ligação à Rua das Carvalheiras, numa obra avaliada em mais 41 mil euros.

REQUALIFICAÇÃO DA AVENIDA COMENDADOR SILVA ARAÚJO

No que se refere a esta empreitada - avaliada em mais de 507 mil euros – ficamos a saber que, numa primeira fase já contemplou a execução das redes de abastecimento de água, saneamento e águas pluviais. Dentro de um mês será possível lançar a primeira camada de betuminoso com o objectivo de tornar transitável um troço da avenida até à rotunda.

RUA 25 DE ABRIL

Esta importante via de Vila das Aves está a sofrer obras de requalificação (tendo sido já aberto o primeiro troço), sobretudo ao nível da infra-estruturação e pavimentação, avaliadas em 524 mil euros.

1ª FASE DE CONSTRUÇÃO DA LIGAÇÃO DA AV. DE PARADELA A CENSE

O Presidente Castro Fernandes teve o cuidado de visitar os trabalhos de construção desta nova artéria que vai ligar a Avenida de Paradela ao Lugar de Cense, numa empreitada avaliada em 243 mil euros. Trata-se de uma verdadeira via estruturante não só para a Vila das Aves como poderá permitir uma muito melhor ligação à Vila de Rebordões, à EN 105 e a Santo Tirso, isto se avançar a possibilidade de candidatar a obra da nova ponte sobre o Rio Vizela ao QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) 2013.

RUA DO RIOBERTO

As obras relacionadas com a execução da rede de drenagem de águas pluviais nesta via já estão concluídas e implicaram um investimento de 17 mil euros. RUA DO PENEDO Já foram concluídas as obras de pavimentação, avaliadas em 5 700 euros, desta artéria.

RUA DO BARROCO

19 mil euros gastou a Câmara Municipal nos trabalhos já concluídos desta rua.

TRAVESSA DE SANTO ANDRÉ (SOBRADO)

Os serviços camarários vão proceder brevemente à pavimentação desta rua.

RUAS, CUJOS PAVIMENTOS FORAM RECENTEMENTE RECUPERADOS

Foram 13 as ruas de Vila das Aves cujos pavimentos foram recuperados no âmbito do programa anual de conservação viária municipal e que passamos a descrever: Rua da Boavista, Rua do Parque Industrial da Barca, Travessa Bernardino Gomes Ferreira, Rua da Fonte de Cense, Rua de Romão, Rua da Concórdia, Rua do Rio Ave, Rua Antero de Quental, Travessa da Rua da Indústria, Rua dos Aves, Rua de Lubazim, Rua Narciso José Machado Guimarães e Rua de S. José.

VISITA AO PMR (44 HABITAÇÕES) NO LUGAR DA BARCA

A visita de trabalho terminou no conjunto habitacional da Barca (em fase de conclusão) construído no âmbito do Programa Municipal de Realojamento (PMR) e constituído por dois edifícios separados por uma pequena zona de lazer. O complexo – que tem a particularidade de todos os fogos estarem equipados com sistema individual de aquecimento de águas sanitárias por painéis solares - vai realojar 44 famílias e custou à Câmara Municipal de Santo Tirso cerca de 3 milhões de euros.

E foi já no final da visita quando se dirigia à sua viatura para regressar à Câmara Municipal que Castro Fernandes deixou o desabafo “depois há quem diga que não se faz obra na Vila das Aves”, ou “que as obras são eleitoralistas só porque se fazem”.

http://www.cm-stirso.pt/