sexta-feira, 5 de junho de 2009

Os outdoors da campanha de João Abreu












Pessoalmente, não tenho contra o candidato do PSD à Câmara Municipal de Santo Tirso. Até acho que é simpático. O que não acho é que tenha o mínimo talento para a política e, pelo que se tem visto, também não tem grande talento para o Marketing. Se é com estes outdoors que o PSD quer vender o seu candidato, meus amigos, estamos mal. Aqueles com uns bonecos coloridos por cima são simplesmente ridículos, e fazem parecer que Abreu não leva a sério a missão a que se propõe. Os outros, bem… Basta ver a pose do candidato, o sorriso forçado, a caneta em riste, e quem não se ri desta palhaçada não pode ser humano!

As frases escolhidas para estes cartazes constituem outra fonte de colossal entretenimento: por que é que Santo Tirso é a capital das crianças? Quem a proclamou como tal? Com que fundamento? E o que são “famílias empreendedoras”? São as que põem as suas crianças a trabalhar desde cedo? E os parques avós e netos? São parques onde os pais não entram? São parques onde meninos sem avós não podem brincar? E que dedo é aquele de João Abreu? Que raios significa tal coisa? Expliquem-me, se puderem!

“Desporto para todos, todo o ano”? Mas será que há um só cidadão tirsense que, querendo fazer desporto, não tenha já neste momento todas as condições para o fazer? Como muito bem lembra o blog A escolha certa para Santo Tirso, criado há bem poucos dias, mas bastante acutilante nas suas mensagens, no nosso concelho não faltam opções para os interessados na prática de actividades desportivas e de lazer ao ar livre: temos pavilhões desportivos, caminhos pedestres, piscina municipal, ginástica para os mais velhos, o fantástico Parque da Rabada… Enfim, em Santo Tirso só não faz desporto quem não quer, e a isso não podemos obrigar ninguém. A Autarquia tem tido uma actuação exemplar em matéria de fomento da prática desportiva, mas se a população não adere massivamente, fazer o quê?

“Educação – uma aposta superior”. Não será o mesmo que dizer “Educação – uma prioridade”, um slogan adoptado pela Câmara de Santo Tirso nos seus outdoors de há uns meses, que o PSD tanto criticou? De quem é afinal a responsabilidade pelos seis centros escolares previstos na nossa Carta Educativa, ou pelas muitas obras de requalificação realizadas nas nossas escolas ao longo dos anos passados? Terá o PSD o desplante de negar que, tendo a Autarquia investido 20 milhões de euros em escolas, em apenas poucos anos, não fez da educação uma prioridade? Haja sensatez, meus amigos! A política tem de ser séria!

Que “as famílias são a primeira escolha”, ninguém duvida. Resta saber de que famílias falamos, porque para mim a minha família está sempre primeiro. Acho que para os social-democratas também estarão sempre em primeiro as suas famílias, políticas ou de sangue… Fazer a diferença com imaginação seria uma boa ideia, se houvesse imaginação para tal. É que os cartazes do PSD, com o candidato vestindo um pomposo sorriso amarelo, sem olhar de frente para os que o lêem, e envergando uma caneta… francamente… são muito pouco imaginativos. Assim como o outdoor que diz que Santo Tirso tem 24 freguesias. Pouco informativo, se não tivermos em conta os distraídos como os militantes do PSD, que só visitam as freguesias da sua cor, que, como fizeram naquele acordo com a ANJE, só assinam protocolos com as juntas de freguesia laranja…

Quanto ao “grande negócio” (ou será negociata?) do PSD – o apoio às micro-empresas, gostava de saber de que forma é que uma Câmara Municipal pode levar a cabo este tipo de promessa. João Abreu pretende investir dinheiro público nas empresas? E depois, de onde virá o dinheiro para investir na educação, na habitação, na saúde, no saneamento básico, no desporto, na cultura? Ah… Reparo agora quem nem uma nota do PSD para a Cultura… Mudar de vida? Com o PSD? Pelo exposto parece que Santo Tirso deixaria é de ter vida se por acaso João Abreu ganhasse as eleições! Mas acho que disso estamos livres. Ao menos isso…