quinta-feira, 25 de junho de 2009

Festas de S. Bento em Santo Tirso, de 8 a 12 de Julho de 2009: Com Tony Carreira e João Pedro Pais

TONY CARREIRA E JOÃO PEDRO PAIS SÃO CABEÇAS DE CARTAZ

As tradicionais Festas de S. Bento, uma romaria pagã, voltam este ano a ser recordadas e celebradas como já vem sendo hábito. Com um programa preenchido com actividades diversas, o destaque vai para a actuação de João Pedro Pais (dia 10) e de Tony Carreira (dia 11). Este ano, a novidade é o Cortejo Etnográfico que decorre no dia 12 de Julho (domingo), às 15h00, e que vai permitir festejar e relembrar vivências e tradições antigas.


As Festas de S. Bento chamam anualmente à cidade de Santo Tirso devotos de todos os cantos do país. O programa das festas – que, este ano, decorrem entre o dia 8 e 12 de Julho – está repleto de actividades, onde o sagrado e o profano se interligam. Concertos diários, animação de rua, actividades desportivas, cerimónias religiosas, coroação da Rainha e da Princesa do Vinho Verde e exposições são alguns dos destaques destes cinco dias de festa.

MILHARES DE PEREGRINOS VENERAM S. BENTO

No dia 11 de Julho, como já é tradição, milhares de peregrinos, oriundos das freguesias de Santo Tirso e dos concelhos limítrofes, dirigem-se à Igreja Matriz de Santo Tirso para venerarem São Bento. Logo a partir das 5 horas, as estradas e vias enchem-se de caminhantes que vão cumprir as suas promessas. Perante este anormal fluxo de pessoas (ainda por cima tratando-se de um sábado, feriado municipal), a Câmara Municipal vai solicitar vai solicitar à PSP, GNR, PM e aos Bombeiros o reforço de meios no terreno. A devoção a S. Bento é milenar e manda a tradição que as promessas ao santo devem ser pagas com cravos brancos, ovos ou sal, já que grande parte da sua popularidade se ficou a dever à cura de verrugas ou “cravos” na pele, e ainda ao auxílio que prestava aos partos difíceis…

CERIMÓNIAS INSTITUCIONAIS
No âmbito das comemorações do 24º Aniversário da Cidade de Santo Tirso decorre a já tradicional cerimónia de Recepção Oficial às Delegações das Cidades Geminadas, este ano com um Concerto Comemorativo que decorre no dia 8 de Julho (quarta-feira), às 21h30, no Auditório Municipal do Museu Abade Pedrosa, e ainda a Eleição da Rainha e da Princesa do Vinho Verde (quinta-feira, dia 9, às 21h30, no Largo Abade Pedrosa), numa iniciativa em que também participam as comitivas dos municípios geminados com Santo Tirso. Este ano, a novidade é o Cortejo Etnográfico que decorre no domingo, dia 12, às 15h00.

PONTOS ALTOS NA ANIMAÇÃO MUSICAL
No que se refere à animação musical das Festas de S. Bento destaca-se João Pedro Pais (sexta-feira, dia 10 de Julho, às 22 horas, na Praça 25 de Abril) e Tony Carreira (sábado, dia 11 de Julho, 22 horas, Praça 25 de Abril). Paralelamente irá haver momentos de animação de rua, espectáculos de dança e fogo-de-artifício.

OS OUTROS EVENTOS

As actividades desportivas também vão estar em destaque com o “Programa Férias Activas” que inclui Badminton, Basquetebol 3x3 e Futebol de sete. O Concurso de Pesca Desportiva (sábado, dia 11, às 15 horas) vai ter lugar no Rio Ave e o XII Torneio Internacional de Andebol “S. Bento”.

www.santotirsodigital.com