terça-feira, 16 de junho de 2009

III Festival Multicultural de Santo Tirso - Apresentação

16-06-2009


Em conferência de imprensa realizada no dia 15 de Junho, foi apresentado oficialmente o programa do III FESTIVAL MULTICULTURAL DE SANTO TIRSO que vai decorrer no Parque Urbano da Rabada (Burgães) nos dias 7, 8 e 9 de Agosto.

Organizado conjuntamente pelo Grupo ST Culterra (selecção musical e escolha das actividades) e pela Câmara Municipal de Santo Tirso (patrocínio e disponibilização do espaço), o III Festival Multicultural de Santo Tirso apresenta como cabeças de cartaz os “Mão Morta” (25 anos de carreira) e os “Terrakota” (em 2009 este será o único concerto desta banda no norte do país) num programa alargado de bandas (nacionais e locais) e géneros musicais que vão do rock, à música alternativa, passando pelo folclore português (festival de folclore concelhio).

Mas a multiculturalidade do festival – que decorre no Parque da Rabada, um dos mais belos espaços verdes e urbanos do concelho - não reside apenas ao nível da música, já que estão programadas várias actividades cénicas (animação de rua e marionetas), desportivas (aeróbica e yoga) e radicais (torre de saltos, escalada, slide e rapel com a ajuda do Exército português). Pelo meio haverá um campeonato de pesca (sim, já se pesca e bem no Rio Ave), vários ateliês (pasta de papel e origami) e até a apresentação de um livro do poeta local Pedro Ribeiro. Durante os três dias do festival – com entrada livre - estará patente ao publico uma “feira alternativa”.

Para o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes, este evento “continuará a ser uma festa” de e para os munícipes tirsenses “num local onde, desde logo, está garantida a sua beleza paisagística”. Tal como acontecera nas duas edições anteriores, o presidente da Edilidade Tirsense espera que o evento consiga “a adesão massiva dos munícipes” porque “também é preciso servir as pessoas com cultura e não só com trabalho”.

Para os responsáveis do ST-Culterra – a quem coube a responsabilidade de seleccionar as bandas participantes – o festival vai ser uma festa “não só pelo cartaz que apresenta” como vai permitir, durante três dias, transformar Santo Tirso na capital da música, da literatura, da prática desportiva e do lazer”. E relevaram ainda uma outra componente do festival: “a promoção de bandas locais emergentes”.

Programa:

SEXTA – FEIRA, DIA 7 AGOSTO

Inicio dos concertos – 21h30

Palco principal - MÃO MORTA - SEAN RILEY & SLOWRIDERS - PLUS

Palco dois - anfiteatro - ONE MAN HAND - DAN RIVER MAN SÁBADO,

DIA 8 DE AGOSTO

10h00 – Actividades desportivas Yoga – Prof. Magda Mendes Aerobica/Pilates– Prof. Carla Fontes 10h00 – Atelier Pasta de Papel e origami (arte japoneza de dobrar papel) 17h30 – Apresentação do livro do poeta tirsense Pedro Ribeiro (libertação do pensamento…em nome da vida)

Inicio dos concertos – 21h30

Palco Principal - TERRAKOTA - MAZGANI - MELTING POT

Palco dois - anfiteatro -NICOLE EITNER -TINTO e JEROPIGA (duo Osga e Andreia)

DOMINGO, DIA 9 DE AGOSTO

- 09h30 - Campeonato concelhio de pesca desportiva - 10h00 – Actividades desportivas Yoga – Prof. Magda Mendes Aeróbica/Pilates – Prof. Carla Fontes - 10h00 – Atelier Pasta de Papel e Origami

- 15h30 – Festival Concelhio de Folclore - Grupo Folclórico Infantil da Ermida - Grupo Etnográfico das Aves - Rancho Santo André do Sobrado - Grupo Folclórico Juventude de S.Julião de Água Longa

- Restantes actividades previstas durante os três dias. - Desportos radicais – Exército Português - Feira alternativa

O QUE É E ONDE FICA O PARQUE URBANO DA RABADA?

O Parque Urbano da Rabada, sito na Freguesia de Burgães, (a pouco mais de 2 kms do centro da cidade de Santo Tirso) insere-se numa área de 96 274 m2 e está assente numa mata de carvalhos e sobreiros, sobranceira ao Rio Ave. Este novo espaço verde municipal (na requalificação do qual a Câmara Municipal de Santo Tirso já investiu cerca de 2 milhões de euros) oferece aos munícipes várias zonas de lazer, áreas de estadia e um lago. Para animação cultural e actividades múltiplas existe um anfiteatro ao ar livre, com uma plataforma de 490m2 e com aproximadamente 700 lugares sentados. O Parque Urbano da Rabada dispõe de áreas de estacionamento para bicicletas e motociclos, automóveis ligeiros e autocarros e disponibiliza um café/bar de apoio ao parque, actualmente muito frequentado. Os visitantes podem ainda admirar – devidamente implantadas neste espaço público - várias esculturas resultantes do último Simpósio Internacional de Escultura promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso.

www.cm-stirso.pt