sexta-feira, 10 de abril de 2009

TROFA E SANTO TIRSO FORMAM AGRUPAMENTO DE CENTROS DE SAÚDE

Com o objectivo de criar órgãos de gestão mais flexíveis e mais próximos da população, o Ministério da Saúde criou 25 novos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES). Francisco Pinheiro é o novo director do agrupamento de Centros de Saúde da Trofa, Santo Tirso e Negrelos, que confessou ao NT querer "ouvir as diferentes sensibilidades locais". Foram apresentados no início deste mês os novos Agrupamentos de Centros de Saúde. A Trofa junta-se agora a Santo Tirso e Negrelos. Estes três Centros de Saúde, as Extensões de Saúde, como a de Alvarelhos, e Unidades de Saúde Familiar, como a de S. Romão do Coronado, serão coordenados por Francisco Pinheiro. "Com a actual legislação estão criadas algumas das condições necessárias a uma maior flexibilidade gestionária e organizativa que permitirão uma maior proximidade e acessibilidade do cidadão aos Serviços de Saúde", afirmou Francisco Pinheiro.
Criados por diploma publicado em Diário da República a 22 de Fevereiro do ano passado, os ACES estão estruturados de forma a terem autonomia administrativa e técnica para implementar soluções mais próximas das necessidades dos utentes. Com esta nova reorganização, Francisco Pinheiro preferiu deixar de parte os projectos de futuro e conhecer as "realidades locais". "Antes de falarmos de projectos, estamos preocupados em conhecer mais profundamente as realidades locais e as lacunas existentes na área de Cuidados de Saúde Primários nos concelhos de Santo Tirso e Trofa", afirmou. Já com uma equipa a ser constituída, o próximo passo será "visitar todos os serviços que compõem o ACES do Grande Porto 1 (Santo Tirso e Trofa) e ouvir as diferentes sensibilidades locais. Só posteriormente poderemos falar com maior consistência e precisão de projectos", acrescentou.
No Norte, foram empossados 25 directores de ACES, na presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos. Em Lisboa, foram empossados 22 directores dos ACES, numa cerimónia que contou com a presença da ministra da Saúde, Ana Jorge. Já na zona Centro foram criados 16 ACES, cujos directores tomaram posse nos Hospitais Universitários de Coimbra (HUC) na presença de Manuel Pizarro, Secretário de Estado da Saúde. O Alentejo terá dois ACES e na cerimónia de tomada de posse estará presente Francisco Ramos, enquanto no Algarve, onde funcionarão três Agrupamentos, a cerimónia de posse contará com a presença de Manuel Pizarro.

Fonte: O Notícias da Trofa