terça-feira, 28 de abril de 2009

MUNICÍPIO REFORÇA APOSTA NA REINSERÇÃO DE EX-TOXICODEPENDENTES

No passado dia 16 de Abril foi inaugurada a “Casa do Meio Caminho”, numa sessão que contou com a presença do Vice-Presidente da Associação de Moradores do Complexo Habitacional de Ringe (entidade promotora do projecto), do Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso e do Director do Centro de Respostas Integradas (CRI) do Porto Ocidental do Instituto da Droga e da Toxicodependência entre outras personalidades.

Trata-se de uma infra-estrutura destinada aos toxicodependentes que após tratamento necessitam de apoio nos respectivos processos de reinserção pessoal e social. Esta casa, cujo arrendamento é comparticipado pela Câmara Municipal de Santo Tirso, fica localizada em meio rural, na Freguesia de S. Tiago da Carreira. Tem capacidade para quatro utentes, que terão, aí, oportunidade de adquirir competências pessoais e sociais em diferentes domínios.

Entre as actividades a desenvolver nesta Casa, cuja gestão ficará a cargo da referida Associação de Moradores do Complexo Habitacional de Ringe, salienta-se a criação de oficinas nas áreas da jardinagem, carpintaria, electricidade e construção civil, que capacitarão os seus residentes para a integração profissional desejada. A médio prazo, e em consequência de todo o processo, vislumbra-se a formalização de uma candidatura ao Instituto de Emprego e Formação Profissional, para a criação de uma empresa de inserção nas referidas áreas de formação.

Vale a pena lembrar que a criação da “Casa do Meio Caminho” vem reforçar a aposta do município no combate à toxicodependência, complementando o actual funcionamento da consulta descentralizada, a qual, por sua vez, resulta já de uma parceria entre a Câmara Municipal de Santo Tirso e o IDT que, semanalmente, faz deslocar a Santo Tirso uma equipa especializada de médicos, terapeutas e psicólogos.

http://www.santotirsodigital.com/