quinta-feira, 16 de abril de 2009

30º ANIVERSÁRIO DA FRATERNIDADE NUNO ÁLVARES

A Fraternidade Nuno Álvares de Vila das Aves comemora o seu 30º aniversário, no próximo domingo, dia 19 de Abril. Este é o núcleo nº 7 da Arquidiocese de Braga, de um total de cerca de meia centena. Para assinalar a efeméride, a Fraternidade Nuno Álvares de Vila das Aves está a preparar um programa comemorativo, que terá o seu inicio pelas 09 horas (domingo), com a concentração junto à sua sede e com o hastear das bandeiras, seguindo-se uma homenagem ao fundador e benfeitores. Pelas 10 horas está marcada nova concentração junto ao quartel dos Bombeiros de Vila das Aves, de onde saem em desfile para o cemitério onde será feita mais uma homenagem, desta vez, à madrinha falecida, Rosa Abreu. Para as 11h15 está marcada uma missa e no final, novamente na sede da Fraternidade serão entregues lembranças aos núcleos presentes e demais convidados. A festa termina com um almoço convívio num conhecido restaurante de Vila das Aves.
A Fraternidade Nuno Álvares, constituída por antigos escuteiros que normalmente pretendem manter o convívio e o espírito escutista que marcou a sua juventude, nasceu há 30 anos em Vila das Aves com um total de 44 elementos. “Hoje somos 12”, evidencia Manuel Alves Pereira, o actual presidente do núcleo avense, “a maioria com mais de 60 anos”, atirando logo de seguida que “gostaria que fossem mais”. Aliás, a comemoração do trigésimo aniversário pretende cativar mais antigos escuteiros para a Fraternidade. Um dos pontos altos da efeméride será a homenagem ao fundador do núcleo avense, António Alves Ribeiro que, juntamente com José Fernandes “Valente”, lançou as bases para a formação de uma primeira direcção. “Estamos em dívida para com esta gente”, vinca Manuel Alves Pereira, referindo-se ainda às homenagens de que serão alvo a família Abreu, de modo particular, Rosa Abreu, a primeira madrinha do núcleo já falecida, que “equipou a sede da Fraternidade e que é um orgulho para os irmãos escutas”. Homenageado será ainda o assistente do núcleo, o pároco Padre Fernando Azevedo Abreu, por todo o apoio e assistência que tem dado à Fraternidade.
O presidente do núcleo avense regista, no entanto, que estas comemorações acarretam avultadas despesas que serão totalmente suportadas pela madrinha Lina Abreu, filha de Rosa Abreu, uma vez que a Fraternidade “não tem verbas”, agradecendo a sua generosidade. A todos os núcleos presentes (são esperados cerca de 40) será oferecida uma lembrança evocativa do 30º aniversário, bem como outro material promocional da freguesia de Vila das Aves e do concelho de Santo Tirso, cedidos pela Junta de Freguesia de Vila das Aves e pela Câmara Municipal de Santo Tirso.

http://www.santotirso.eu/