quinta-feira, 2 de julho de 2009

Credores da Camac aprovam plano de viabilização

Os credores da Camac aprovaram hoje o plano de viabilização da empresa de pneus, que prevê um investimento do Estado de quatro milhões de euros, estando o reinício da actividade previsto para Setembro.
"É uma nova esperança para os trabalhadores, sendo expectável que, numa primeira fase, a Camac empregue 110 trabalhadores", afirma Justino Pereira, do Sindicato dos Trabalhadores da Química, Farmacêutica, Petróleo e Gás do Norte (Sinorquifa).

De acordo com o Justino Pereira "a expectativa é que, ao fim de seis meses, a Camac possa estar a laborar com 250 trabalhadores, mas tudo vai depender da evolução do mercado".

O delegado do Sinorquifa explicou que, na assembleia de credores, a administração da Camac deu garantias de que "a entrada de um novo parceiro está quase concretizada".

A entrada de um parceiro industrial ou financeiro foi a principal condição imposta pelo Ministério da Economia para investir, através de capital de risco, quatro milhões de euros na única produtora portuguesa de pneus, com sede em Santo Tirso.

O novo parceiro, industrial ou financeiro, terá de investir um milhão de euros na Camac.

A empresa suspendeu a actividade há dez meses, quando a desvalorização da libra agravou a saúde financeira da Camac, que se agravava de ano para ano. O mercado inglês era o principal cliente da empresa portuguesa, absorvendo dois terços da produção.

A Camac acumula dívidas de 4,7 milhões de euros aos fornecedores e aos 290 trabalhadores.

"Apenas 23 trabalhadores rejeitaram o plano de viabilização da empresa, o que prova que estão confiantes no futuro da Camac", acrescenta o representante dos trabalhadores.

Diário Digital / Lusa