domingo, 24 de maio de 2009

"PRESIDÊNCIA DE PROXIMIDADE" NA FREGUESIA DA PALMEIRA

23-05-2009

O Presidente Castro Fernandes deslocou-se na manhã do dia 23 de Maio (sábado), à Freguesia da Palmeira, para levar a efeito mais uma «presidência de proximidade». Acompanhavam o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, o Vereador Luís Freitas, vários técnicos camarários e a imprensa local.

À espera da comitiva presidencial estava o presidente da Junta de Freguesia, Altino Osório, a presidente da Assembleia de Freguesia e restante membros da assembleia e executivo da Palmeira, bem como representantes de várias instituições da freguesia.

REUNIÃO DE TRABALHO COM A APRESENTAÇÃO DA MAQUETE DA NOVA SEDE DE JUNTA DE FREGUESIA E PLANTA DO ADRO DA IGREJA

PRESIDENTE ABRE CONCURSO PARA A 1ª FASE DA CONSTRUÇÃO DA NOVA SEDE (NO TOTAL A EMPREITADA IMPLICARÁ UM INVESTIMENTO DE 346 MIL EUROS)

Ainda antes da visita propriamente dita, houve uma pequena reunião de trabalho que incluiu a apresentação por parte do arquitecto Jorge Nuno Monteiro da maquete da futura sede de junta de freguesia. Depois de uma breve explicação sobre as instalações do futuro edifício-sede da Junta de Freguesia que, ficamos a saber será construído num único piso, integrando uma zona de atendimento público, o gabinete do presidente, o salão nobre, os sanitários e uma zona de circulação. O novo edifício contemplará ainda uma cave. Finda a apresentação, Castro Fernandes, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso aprovou a abertura do concurso da primeira fase da obra (movimento de terras, estrutura em betão e cobertura) pelo valor de 128 mil euros, adiantando, no entanto, que a construção da nova sede da Junta de Freguesia da Palmeira implicará um investimento camarário global de 346 mil euros.

REDES PÚBLICAS DE ÁGUA E ESGOTOS JÁ COBREM GRANDE PARTE DA FREGUESIA

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso não deixou de lembrar que a Freguesia da Palmeira já está coberta em grande parte pelas redes de água e esgotos. Foram três milhões de euros em investimento não só na Palmeira como também nas outras freguesias de Além Rio. “É um investimento que já ninguém vê, porque está enterrado”. Feito este enorme investimento “é preciso que as pessoas liguem as suas casas às redes”, concluiu.

LANÇADA A CONCURSO A 1ª FASE DA “ENVOLVENTE (ADRO) À IGREJA DA PALMEIRA”

Sobre as obras da requalificação da Envolvente (Adro) à Igreja da Palmeira, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso informou que a obra será faseada e aprovou, no local, a abertura do concurso – pelo valor de 113 423 euros – da primeira fase da obra. Na visita ao local (foto) – que já contou com a presença do pároco da freguesia, o Reverendo Padre Mário – Castro Fernandes não teve dúvidas em afirmar que “esta zona nobre da freguesia ficará muito bem ordenada depois destas obras e da beneficiação da igreja e da construção do salão paroquial”. Refira-se que estas duas obras foram subsidiadas pela Câmara Municipal de Santo Tirso.

VAI A CONCURSO BREVEMENTE O “ALARGAMENTO DA EM 509” NO LUGAR DA CAPELA

A comitiva deslocou-se depois até à Estrada Municipal 509, no Lugar da Capela, via a necessitar urgentemente de obras de alargamento. No local, o Presidente Castro Fernandes dialogou e acertou com o proprietário da parcela de terreno o que deve ser feito para que seja assinada a declaração de aceitação com o objectivo de colocar a concurso as obras de alargamento da via, empreitada que deverá orçar os 46 mil euros.

http://www.cm-stirso.pt/