quinta-feira, 14 de maio de 2009

ACÇÃO SOCIAL EM DESTAQUE

11-05-2009

O Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes, o Vice-presidente, Luís Freitas, e as Vereadoras Júlia Godinho e Ana Maria Ferreira apresentaram, esta manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em conferência, contando com a presença de muitos representantes do CLAS – Conselho Local de Acção Social, as principais actividades integradas na Semana da Acção Social que decorre de 11 a 15 de Maio e as que foram desenvolvidas na área de Acção Social em 2008, bem como as suas repercussões para os tempos vindouros, que envolvem transversalmente muitas actividades camarárias.

Durante toda este semana serão várias as acções levadas a efeito abrangendo várias temáticas que vão desde a Habitação até à Acção Social Escolar, passando pelos apoios às Pessoas com Deficiência e à População Sénior, e pelos combates à Toxicodependência e à Exclusão Social. No que toca ao tema da deficiência e em articulação com a CAID – Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente, serão realizadas acções de sensibilização, dirigidas a pais e técnicos, sobre nutrição e sexualidade na deficiência. Ao longo de toda a semana, estará estacionada na Praça do Município a “net.sobre_rod@s”, uma unidade móvel adaptada às tecnologias de informação e comunicação que tem vindo a apoiar a população residente nos bairros sociais de gestão municipal. É também nestes bairros que decorrerão sessões de informação sobre conflitos de consumo no âmbito do sobreendividamento. O encerramento desta semana dá-se no dia 15 de Maio – Dia Internacional da Família – com a realização de um espectáculo no Cine Aves, em Vila das Aves, às 21 horas. Esta iniciativa terá a colaboração do grupo de teatro amador de Monte Córdova, com a apresentação da peça “Casa de Pais”.

Sobre as actividades realizadas durante o ano passado temos que:

Uma Rede Social dinâmica – mais equipamentos

A Rede Social de Santo Tirso vai contar, proximamente, com “novos equipamentos muito importantes”, afirmou Castro Fernandes, referindo-se às novas valências da ASSTIR – Associação de Solidariedade Social de S. Tiago de Rebordões e da AS – Associação de Solidariedade Social de S. Martinho do Campo, cujo investimento ronda os 3,5 milhões de euros, tratando-se de valências, um “complemento familiar que permite uma maior estruturação da família”. A estes, acresce a nova creche do Centro Social e Paroquial de Vilarinho, também aprovado pelo PARES – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais. Outras entidades, nomeadamente a Cruz Vermelha Portuguesa, a CAID - Cooperativa de Apoio à Integração Infantil, os Centros Sociais e Paroquiais de Vilarinho, Água Longa, S. Tiago da Carreira e a S. Tiago Associação de Solidariedade Social de Areias, apresentaram recentemente as suas candidaturas ao POPH – Programa Operacional de Potencial Humano. Castro Fernandes anunciou ainda que está a ser elaborado um estudo actualizado sobre a deficiência no concelho e que está a ser elaborado pelas IPSS do concelho, a Casa do Sol Nascente e a Universidade do Minho, tendo como data prevista de conclusão o final deste ano. No âmbito do contrato local de desenvolvimento, o município disponibiliza dois importantes serviços aos seus habitantes: a net.sobre_rod@s, que estará durante esta semana na Praça 25 de Abril, para receber as inscrições do programa Ocupação Jovem, e o Centro de Recursos e Qualificação, no qual se insere o Espaço In_Jovem, local onde os jovens podem esclarecer anonimamente as suas dúvidas, sobre variados temas.

Ginástica Geriátrica, Cinema, Actividades Culturais, Universidade... Os idosos de Santo Tirso não páram

A população sénior em Santo Tirso tem ao seu dispor o Cartão +Vida, que já tem mais de 3 mil utentes, que lhes dá “acesso a todos os equipamentos da autarquia, isenção e redução de taxas em determinados locais e prioridade no acesso a determinados serviços”, como o programa +Saber, afirma Castro Fernandes. As actividades dedicadas aos idosos não se ficam por aqui: todos os anos decorre o passeio anual, a comemoração do Dia dos Avós, “Baila Comigo”; bem como as sessões semanais de cinema “para séniores e jovens na Biblioteca Municipal”. Sem esquecer ainda a Universidade Sénior que já começa a ser pequena para tantos alunos, a ginástica geriátrica, a dinamização dos centros de convívio e os passeios a nível local, como as idas ao Parque Urbano da Rabada, e nacional.

Desconcentração é o rumo certo para a habitação social

Na área da habitação, e no âmbito do PMR – Programa Municipal de Realojamento, já foram entregues quase 350 fogos, num investimento de 20 milhões de euros. São 270 as famílias carenciadas que recebem o Subsídio de Arrendamento, “um número que tem vindo a reduzir” desde a implementação deste programa no concelho. A autarquia de Santo Tirso disponibiliza ainda outros apoios à habitação, como os CDH – Contratos para o Desenvolvimento da Habitação, que permite “comprar uma casa” a um preço inferior, “contribuindo para a regulação do mercado imobiliário”. Consciente da importância de restaurar os edifícios mais antigos, Castro Fernandes anunciou que já foram investidos quase 870 mil euros nos programas de Recuperação de Imóveis Arrendados (RECRIA) e de Imóveis em Propriedade Horizontal (RECRIPH) e no programa de Apoio à Recuperação da Habitação (SOLARH). A prioridade do executivo camarário no que à habitação social diz respeito, traduz-se numa simples medida que se tem verificado muito eficaz: “Santo Tirso sempre aposta na desconcentração”, ou seja, “não concentrar muitos fogos habitacionais no mesmo local”, na medida em que “a habitação em massa dá origem a problemas”.

CAID de Santo Tirso – um caso de sucesso

“A lista de espera para a CAID - Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente, releva a sua importância no apoio aos cidadãos portadores de deficiência”, confessou o Presidente de Câmara, referindo-se a uma instituição possuidora de Sala de Snoezelen e Recuperação, com formação profissional para os utentes, conseguindo, depois, a sua integração no meio empresarial. Esta infra-estrutura tem neste momento 32 utentes, aos quais se acresce 16 que se encontram em formação visando uma entrada no mundo do trabalho.

Mais de dois milhões de euros em acção social escolar

“Um valor que ninguém vê e que sai dos orçamentos autárquicos”. Foi desta forma que Castro Fernandes se referiu aos apoios prestados pela Câmara no âmbito da acção social escolar que, só no que aos transportes diz respeito, abrange quase 4 mil alunos, num investimento que ronda um milhão de euros. Para os livros e restante material escolar, o Edil Tirsense ajudou 2875 crianças e jovens, tendo o investimento ultrapassado os 170 mil euros. Sabendo da importância de uma alimentação correcta e equilibrada, a autarquia investiu cerca de 290 mil euros em refeições escolares por ano. Não esquecendo que o divertimento também é fundamental para um crescimento saudável, Castro Fernandes revelou que em actividades extra-curriculares (AEC), como inglês, música, expressão artística, o investimento atingiu quase 700 mil euros, tendo sido abrangidos 2879 alunos, num total de 116 docentes. Seguindo a mesma política e pensando na ocupação dos jovens nas férias de Verão, a Câmara Municipal de Santo Tirso investiu, em 2008, mais de 47 mil euros em três programas: Férias Activas, dos 12 aos 15 anos; Ocupação Jovem, para jovens dos 16 aos 25 anos que, devidamente “orientados e coordenados” auxiliam na prevenção de incêndios, em colónias de férias, além de apoio logísitco e de secretariado; e as Férias Divertidas, destinadas aos jovens dos conjuntos habitacionais de gestão municipal. O Edil Tirsense acredita que “tem de haver toda uma actividade que acompanhe os jovens, que os empregue”, daí a prioridade a este tipo de iniciativas que “já têm dado resultados positivos.”

Santo Tirso oferece alternativas aos grupos de risco

A CPCJ – Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, de Santo Tirso fornece um apoio fundamental aos seus jovens em áreas como segurança social, saúde ou educação, tudo isto devidamente acompanhado por um grupo técnico, constituído por assistente social, psicólogo e psicopedagoga. Mas existe ainda outra consulta descentralizada no concelho, destinada a toxicodependentes e alcoólicos, tratando-se “de uma grande conquista para Santo Tirso, porque antigamente os nossos doentes precisavam de ir à consulta ao Porto e hoje são os médicos que vêm ao concelho”, afirmou Castro Fernandes. O Programa de Respostas Integradas, do Instituto da Droga e Toxicodependência, conta também com uma comparticipação anual da autarquia, quer na prevenção primária, quer nos apartamentos de preparação para a reinserção social.

O apoio aos habitantes

O Departamento de Acção Socal de Santo Tirso tem, neste momento, 70 processos abertos no Gabinete de Apoio ao Emigrante, algo que, segundo o Presidente de Câmara, “envolve muito tempo de acompanhamento”, em sectores como segurança social, benefícios fiscais e sociais, entre outros. No que diz respeito a outras áreas de intervenção, existe ainda o RSI - Rendimento Social de Inserção, que beneficia 1284 famílias no concelho, das quais 163 são acompanhadas pelos Serviços de Acção Social; o Gabinete Jurídico e o Atendimento Integrado, que passará a funcionar na futura Loja do Cidadão de 2ª Geração.

Uma nota positiva para o Departamento de Acção Social da Câmara Municipal de Santo Tirso que, em 2008, registou mais de 4600 atendimentos, sendo as áreas de Gestão de Bairros, Subsídio de Arrendamento e RSI as que registam os valores mais elevados.

http://www.cm-stirso.pt/