quinta-feira, 7 de maio de 2009

LAR DE 3ª IDADE E CENTRO DE DIA DA ASSOCIAÇÃO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL DE S. MARTINHO DO CAMPO: «ASSINADO AUTO DE CONSIGNAÇÃO»

No passado dia 29 de Abril de 2009, foi assinado o auto de consignação para a construção do Lar de 3ª Idade e Centro de Dia da AS- Associação de Solidariedade Social – num contrato com um valor de cerca de um milhão e duzentos mil euros.

Presentes na cerimónia, para além do Presidente da Câmara Municipal, Castro Fernandes, e do Presidente da Associação, Carlos Pinto, estiveram os sócios fundadores: Vereadora Ana Maria, Alexandrino Machado, David Martins, Benjamim Ferreira, Rogério Ferreira, José Luís Ferreira e Profº Leal entre outros.

Nesta reunião foram debatidas todas as condições, sob as quais se devem realizar os trabalhos. Entre estas, manteve-se o local da mesma, já anteriormente pré – definido, e também não se verificou nenhuma mudança quanto às condições para a implantação do edifício.Recorde-se que em Novembro passado, o Presidente do Conselho Directivo do Instituto da Segurança Social, Edmundo Martinho, deslocou-se à sede da AS - Associação de Solidariedade Social de S. Martinho do Campo, onde, em nome do Secretário de Estado da Segurança Social, procedeu à assinatura de um protocolo, através do qual o Governo formaliza um apoio financeiro, no montante global de 544 mil euros, à AS, Associação de Solidariedade Social de S. Martinho do Campo para a construção de um Centro de Dia/Lar Residencial.

Governo comparticipa obra em 544 mil euros
À espera de Edmundo Martinho – que se fazia acompanhar pelos Director e sub-Director do Centro Distrital da Segurança Social do Porto, Luís Cunha e Afonso Lobão, respectivamente, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes – estavam Carlos Pinto e Ana Maria Ferreira, respectivamente presidente da direcção e da assembleia-geral da AS - Associação de Solidariedade Social de S. Martinho do Campo, e ainda muitos populares. Na sua alocução, o representante governamental não deixou de salientar estar ali “para, em nome do Governo” e ao “abrigo do PARES [Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais]” assinar com a AS um protocolo de “apoio financeiro, no montante global de 544 mil euros”, correspondente a 60% do investimento global para a “construção de um importante equipamento social” e que, “mal entre em funcionamento”, passará a integrar a “Rede Nacional de Equipamentos Sociais”.

Câmara Municipal cede terreno e subsidia obra com 100 mil euros
Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes, começou por relevar “o interesse público do novo equipamento” na medida em que não só vai permitir “reforçar o apoio comunitário” a uma camada muito importante da população “a mais idosa” como também ajudará “a criar empregos”. O Edil recordou ainda o apoio que a Câmara Municipal de Santo Tirso já deu à AS (Associação de Solidariedade Social de S. Martinho do Campo), nomeadamente quando primeiro “lhe cedeu um terreno com 3 500 m2 para a construção do Lar” e já muito recentemente quando “deliberou um subsídio de 100 mil euros para a referida construção”. E concluiu, agradecendo – na pessoa do presidente da direcção da AS – a perseverança de alguns associados da AS que, “contra muitos «velhos do Restelo»” criaram as condições para “o arranque e conclusão desta obra” tão importante não só para S. Martinho do Campo, como para S. Salvador do Campo e S. Mamede de Negrelos”.

Depois de historiar os sete anos de existência da AS - realçando o nome de alguns dos seus fundadores, nomeadamente o sr. Benjamin [ex-presidente da Junta da Freguesia] e o Padre António - Carlos Pinto, o presidente da Direcção da AS, anunciou que “fruto da ajuda do Governo [544 mil euros] e da Câmara Municipal de Santo Tirso [cedência do terreno e 100 mil euros de subsídio vai nascer um equipamento preparado para servir um total de 83 utentes (30 em Centro de Dia, 30 em Apoio Domiciliário e 23 em Lar Residencial).

http://www.santotirsodigital.com/