quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Segundo Ciclo de Jazz regressa a Santo Tirso com um concerto de Demian Cabaud

Promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso, o Segundo Ciclo de Jazz do Centro Cultural de Vila das Aves (CCVA) regressa em Setembro com o concerto do contrabaixista argentino Demian Cabaud. O espectáculo decorre na próxima sexta-feira, dia 18, às 21h30, no CCVA. Depois das actuações do guitarrista Pedro Madaleno (Fevereiro), do baterista João Lencastre (Abril) e do pianista Rui Caetano (Junho) a segunda edição do Ciclo de Jazz recebe Demian Cabaud. No concerto, o contrabaixista será acompanhado por Jure Pukl (no saxofone) e Marcos Cavaleiro (na bateria), interpretando algumas composições originais entre incursões pela improvisação.

Demian Cabaud nasceu em Buenos Aires, Argentina, em Dezembro de 1977. Iniciou os seus estudos musicais, em 1996, no Instituto Tecnológico de Musica Contemporânea (Buenos Aires), onde completou o curso de Música Popular Americana, em 1999. Em 2000, começou a estudar contrabaixo com Hernan Merlo e, no ano seguinte, com o maestro Miguel Angel Villaroel, 1º contrabaixo da Orquestra Filarmónica de Buenos Aires. É, no entanto, neste ano que recebe uma bolsa de estudo da Berklee College of Music, Boston, EUA, onde obteve o seu Diploma em Professional Music em 2003. A sua experiência como contrabaixista inclui actuações em diferentes festivais de jazz realizados na Europa e nos Estados Unidos. A residir em Lisboa desde 2004, Demian Cabaud é membro da Orquestra de Jazz de Matosinhos e é colaborador habitual da cantora Maria João. Participou na gravação de vários discos e, como líder, editou em 2008 o CD Naranja. O seu segundo álbum sairá ainda este ano.

Programado por José Carlos Santos, a primeira edição do Ciclo de Jazz teve início em 2008, com o concerto da cantora Sofia Ribeiro e o contrabaixista Gui Duvignau. No âmbito desta iniciativa, passaram também pelo palco do Centro Cultural de Vila das Aves, no ano passado, o quinteto do contrabaixista galego Xacobe Martínez Antelo e o Quarteto de Demian Cabaud. A Segunda edição do Ciclo de Jazz iniciou-se em Fevereiro deste ano com a actuação do guitarrista Pedro Madaleno, seguindo-se os concertos de João Lencastre Group e de Rui Caetano Trio.

www.metronews.com.pt