sexta-feira, 18 de setembro de 2009

5º Aniversário do CNO da Câmara Municipal - entregues mais 387 certificados

18-09-2009


Foi com música, decoração a rigor e o átrio da Câmara Municipal cheio que se iniciou ao final da tarde do dia 17 de Setembro, a cerimónia de comemoração do 5º aniversário do Centro Novas Oportunidades (CNO) da Câmara Municipal de Santo Tirso. A cerimónia ficou também assinalada pela entrega de mais 387 certificados – 257 de nível básico, 68 de nível secundário e 62 de formações modulares certificadas (inglês, francês e informática).

Entre as congratulações aos formados, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes, sublinhou a importância deste projecto e do empenho de cada um. “Vocês são jovens. São vocês que vão fazer o Portugal no futuro e Portugal precisa de vocês”, acentuou o autarca. “Hoje em dia, a aprendizagem faz-se ao longo da vida e para toda a vida”, acrescentou o presidente da Edilidade Tirsense, incentivando a continuidade da formação. “Se muitos de vocês não tinham o 9º ou 12º ano foi porque as vossas famílias não tiveram as condições para tal, e o primeiro repto que vos faço é que não parem. Continuem. Não fiquem por aqui. Muita gente foi tirando o 9º ano, avançou para o 12º e acabou licenciada”, apelou Castro Fernandes. Numa altura em que a formação e o emprego foram as palavras de ordem, o autarca apresentou ainda como exemplo o caso da Portugal Telecom (PT) e da recente inauguração no concelho das instalações do Centro de Relacionamento com o Cliente da PT. “Está aí o Call Center da PT, já seleccionou muitas pessoas, e foi o próprio presidente da PT que afirmou que, até ao final do ano, vão empregar 900 pessoas”, acrescentou. “Daqui a alguns anos, não ter o 12º ano vai ser um problema grave”, sublinha Castro Fernandes apelando à continuidade da formação.

A cerimónia contou ainda com a presença do Director-Adjunto da Direcção Regional de Educação do Norte, António Leite. “Se olharmos à volta, neste município vemos várias provas dadas, muitos exemplos conseguidos”, afirmou o director-adjunto. Depois de elogiar a iniciativa implementada e desenvolvida em Santo Tirso, António Leite referiu que “hoje, mais de 900 mil pessoas em todo o país estão certificadas pois decidiram abraçar este projecto e avançar”. “Esta iniciativa procura repor a justiça às pessoas que, na altura, não tiveram oportunidade de o fazer. É o direito à educação. É repor a justiça mas também estimular o desenvolvimento. Esta iniciativa procura inverter a elevada taxa de analfabetismo existente no nosso país”, adiantou António Leite. O director-adjunto defendeu também que “todos nós merecemos uma vida melhor e temos obrigação de lutar por isso”.

Ana Maria Ferreira, Vereadora da Educação e também Directora do CNO, não podia deixar de estar presente na cerimónia de comemoração do 5º aniversário do Centro e defendeu que a “existência do CNO da Câmara Municipal de Santo Tirso tem sido pautada pelo rigor e pelo profissionalismo”. “Quando em 2004 abrimos as portas, tínhamos um projecto audacioso. Tive o privilégio de acompanhar o momento em que os primeiros adultos foram certificados e foi nessa altura que percebi a importância do projecto”, adiantou. “Estes diplomas representam o trabalho árduo de quem tem que conciliar o trabalho com a família”, defendeu a directora do CNO concluindo que “vale a pena apostar nas pessoas e vale a pena apostar no seu saber”.

A cerimónia, que contou com a actuação musical do quinteto Blaserquintett (Liliana Leal na flauta transversal, Marta Pacheco no oboé, Paulo Carneiro no clarinete, Paula Coelho no Fagote e Nuno Silva na trompa) terminou com a música dos “Parabéns” e a abertura de um bolo dedicado à efeméride.

O Centro Novas Oportunidades da Câmara Municipal de Santo Tirso iniciou a sua actividade em Agosto de 2004 com o nível básico (até ao 9º ano), sendo a sua intervenção alargada ao nível secundário (12º ano) em Março de 2007.

A Câmara Municipal de Santo Tirso foi o segundo município do país a promover um Centro Novas Oportunidades. Actualmente são quatro os municípios que têm um CNO em funcionamento – Mação (2003), Santo Tirso (2004), Miranda do Douro (2006) e Lisboa (2006).

Ao longo do tempo, várias têm sido as parcerias e protocolos estabelecidos com diferentes entidades e instituições, nomeadamente: Associação Comercial e Industrial de Santo Tirso; Centro de Formação Sebastião da Gama; Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento; Escola Secundária Tomaz Pelayo; Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso (ASAS); Cruz Vermelha; Irmandade e Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso; ACIST; CH Consulting; Conforturis; Euveo; Formaconde; Organik; Planeta Informático.

Fruto destas parcerias, dezenas de adultos têm realizado diversas formações modulares certificadas, nomeadamente em Informática, Inglês e Francês. Estão também previstas, nas instalações do Centro, formações em Legislação Laboral e Primeiros Socorros.

Desde 2005 que o Centro funciona em regime de itinerância, ou seja, desloca-se à zona de residência e/ou ao local de trabalho dos adultos, de modo a que estes possam frequentar o processo de RVCC. Entre Juntas de Freguesia e outras empresas, existe um total de 25 itinerâncias.

Na totalidade, até ao momento, inscreveram-se 4745 adultos no CNO da Câmara Municipal de Santo Tirso. Destes candidatos, 3580 (75%) referem-se ao Nível Básico e 1165 (25%) ao Nível Secundário. Até agora foram certificados 1561 adultos.

A maioria concluiu o 3º ciclo do ensino básico, referente ao 9º ano (1316 adultos), seguindo-se a conclusão do ensino secundário, referente ao 12º ano (133 adultos). De todos os inscritos, 2429 são mulheres (51%) e 2316 são homens (49%). Tendencialmente, no Nível Básico inscrevem-se mais mulheres (53%) do que homens, mas o mesmo não se verifica para o Nível Secundário em que os homens representam 54% dos inscritos. De referir ainda que 20% dos formandos do CNO da C M de Santo Tirso são de fora do concelho.

O CNO da Câmara Municipal de Santo Tirso – a funcionar nas antigas instalações da Biblioteca Municipal junto ao Parque D. Maria II - dirige-se a jovens e adultos, maiores de 18 anos, com ou sem actividade profissional, e que não tenham a escolaridade mínima equivalente ao 4º, 6º, 9º ou 12º anos.

http://www.cm-stirso.pt/