sexta-feira, 18 de setembro de 2009

5º Aniversário do CNO da Câmara Municipal - entregues mais 387 certificados

18-09-2009


Foi com música, decoração a rigor e o átrio da Câmara Municipal cheio que se iniciou ao final da tarde do dia 17 de Setembro, a cerimónia de comemoração do 5º aniversário do Centro Novas Oportunidades (CNO) da Câmara Municipal de Santo Tirso. A cerimónia ficou também assinalada pela entrega de mais 387 certificados – 257 de nível básico, 68 de nível secundário e 62 de formações modulares certificadas (inglês, francês e informática).

Entre as congratulações aos formados, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes, sublinhou a importância deste projecto e do empenho de cada um. “Vocês são jovens. São vocês que vão fazer o Portugal no futuro e Portugal precisa de vocês”, acentuou o autarca. “Hoje em dia, a aprendizagem faz-se ao longo da vida e para toda a vida”, acrescentou o presidente da Edilidade Tirsense, incentivando a continuidade da formação. “Se muitos de vocês não tinham o 9º ou 12º ano foi porque as vossas famílias não tiveram as condições para tal, e o primeiro repto que vos faço é que não parem. Continuem. Não fiquem por aqui. Muita gente foi tirando o 9º ano, avançou para o 12º e acabou licenciada”, apelou Castro Fernandes. Numa altura em que a formação e o emprego foram as palavras de ordem, o autarca apresentou ainda como exemplo o caso da Portugal Telecom (PT) e da recente inauguração no concelho das instalações do Centro de Relacionamento com o Cliente da PT. “Está aí o Call Center da PT, já seleccionou muitas pessoas, e foi o próprio presidente da PT que afirmou que, até ao final do ano, vão empregar 900 pessoas”, acrescentou. “Daqui a alguns anos, não ter o 12º ano vai ser um problema grave”, sublinha Castro Fernandes apelando à continuidade da formação.

A cerimónia contou ainda com a presença do Director-Adjunto da Direcção Regional de Educação do Norte, António Leite. “Se olharmos à volta, neste município vemos várias provas dadas, muitos exemplos conseguidos”, afirmou o director-adjunto. Depois de elogiar a iniciativa implementada e desenvolvida em Santo Tirso, António Leite referiu que “hoje, mais de 900 mil pessoas em todo o país estão certificadas pois decidiram abraçar este projecto e avançar”. “Esta iniciativa procura repor a justiça às pessoas que, na altura, não tiveram oportunidade de o fazer. É o direito à educação. É repor a justiça mas também estimular o desenvolvimento. Esta iniciativa procura inverter a elevada taxa de analfabetismo existente no nosso país”, adiantou António Leite. O director-adjunto defendeu também que “todos nós merecemos uma vida melhor e temos obrigação de lutar por isso”.

Ana Maria Ferreira, Vereadora da Educação e também Directora do CNO, não podia deixar de estar presente na cerimónia de comemoração do 5º aniversário do Centro e defendeu que a “existência do CNO da Câmara Municipal de Santo Tirso tem sido pautada pelo rigor e pelo profissionalismo”. “Quando em 2004 abrimos as portas, tínhamos um projecto audacioso. Tive o privilégio de acompanhar o momento em que os primeiros adultos foram certificados e foi nessa altura que percebi a importância do projecto”, adiantou. “Estes diplomas representam o trabalho árduo de quem tem que conciliar o trabalho com a família”, defendeu a directora do CNO concluindo que “vale a pena apostar nas pessoas e vale a pena apostar no seu saber”.

A cerimónia, que contou com a actuação musical do quinteto Blaserquintett (Liliana Leal na flauta transversal, Marta Pacheco no oboé, Paulo Carneiro no clarinete, Paula Coelho no Fagote e Nuno Silva na trompa) terminou com a música dos “Parabéns” e a abertura de um bolo dedicado à efeméride.

O Centro Novas Oportunidades da Câmara Municipal de Santo Tirso iniciou a sua actividade em Agosto de 2004 com o nível básico (até ao 9º ano), sendo a sua intervenção alargada ao nível secundário (12º ano) em Março de 2007.

A Câmara Municipal de Santo Tirso foi o segundo município do país a promover um Centro Novas Oportunidades. Actualmente são quatro os municípios que têm um CNO em funcionamento – Mação (2003), Santo Tirso (2004), Miranda do Douro (2006) e Lisboa (2006).

Ao longo do tempo, várias têm sido as parcerias e protocolos estabelecidos com diferentes entidades e instituições, nomeadamente: Associação Comercial e Industrial de Santo Tirso; Centro de Formação Sebastião da Gama; Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento; Escola Secundária Tomaz Pelayo; Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso (ASAS); Cruz Vermelha; Irmandade e Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso; ACIST; CH Consulting; Conforturis; Euveo; Formaconde; Organik; Planeta Informático.

Fruto destas parcerias, dezenas de adultos têm realizado diversas formações modulares certificadas, nomeadamente em Informática, Inglês e Francês. Estão também previstas, nas instalações do Centro, formações em Legislação Laboral e Primeiros Socorros.

Desde 2005 que o Centro funciona em regime de itinerância, ou seja, desloca-se à zona de residência e/ou ao local de trabalho dos adultos, de modo a que estes possam frequentar o processo de RVCC. Entre Juntas de Freguesia e outras empresas, existe um total de 25 itinerâncias.

Na totalidade, até ao momento, inscreveram-se 4745 adultos no CNO da Câmara Municipal de Santo Tirso. Destes candidatos, 3580 (75%) referem-se ao Nível Básico e 1165 (25%) ao Nível Secundário. Até agora foram certificados 1561 adultos.

A maioria concluiu o 3º ciclo do ensino básico, referente ao 9º ano (1316 adultos), seguindo-se a conclusão do ensino secundário, referente ao 12º ano (133 adultos). De todos os inscritos, 2429 são mulheres (51%) e 2316 são homens (49%). Tendencialmente, no Nível Básico inscrevem-se mais mulheres (53%) do que homens, mas o mesmo não se verifica para o Nível Secundário em que os homens representam 54% dos inscritos. De referir ainda que 20% dos formandos do CNO da C M de Santo Tirso são de fora do concelho.

O CNO da Câmara Municipal de Santo Tirso – a funcionar nas antigas instalações da Biblioteca Municipal junto ao Parque D. Maria II - dirige-se a jovens e adultos, maiores de 18 anos, com ou sem actividade profissional, e que não tenham a escolaridade mínima equivalente ao 4º, 6º, 9º ou 12º anos.

http://www.cm-stirso.pt/

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Segundo Ciclo de Jazz regressa a Santo Tirso com um concerto de Demian Cabaud

Promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso, o Segundo Ciclo de Jazz do Centro Cultural de Vila das Aves (CCVA) regressa em Setembro com o concerto do contrabaixista argentino Demian Cabaud. O espectáculo decorre na próxima sexta-feira, dia 18, às 21h30, no CCVA. Depois das actuações do guitarrista Pedro Madaleno (Fevereiro), do baterista João Lencastre (Abril) e do pianista Rui Caetano (Junho) a segunda edição do Ciclo de Jazz recebe Demian Cabaud. No concerto, o contrabaixista será acompanhado por Jure Pukl (no saxofone) e Marcos Cavaleiro (na bateria), interpretando algumas composições originais entre incursões pela improvisação.

Demian Cabaud nasceu em Buenos Aires, Argentina, em Dezembro de 1977. Iniciou os seus estudos musicais, em 1996, no Instituto Tecnológico de Musica Contemporânea (Buenos Aires), onde completou o curso de Música Popular Americana, em 1999. Em 2000, começou a estudar contrabaixo com Hernan Merlo e, no ano seguinte, com o maestro Miguel Angel Villaroel, 1º contrabaixo da Orquestra Filarmónica de Buenos Aires. É, no entanto, neste ano que recebe uma bolsa de estudo da Berklee College of Music, Boston, EUA, onde obteve o seu Diploma em Professional Music em 2003. A sua experiência como contrabaixista inclui actuações em diferentes festivais de jazz realizados na Europa e nos Estados Unidos. A residir em Lisboa desde 2004, Demian Cabaud é membro da Orquestra de Jazz de Matosinhos e é colaborador habitual da cantora Maria João. Participou na gravação de vários discos e, como líder, editou em 2008 o CD Naranja. O seu segundo álbum sairá ainda este ano.

Programado por José Carlos Santos, a primeira edição do Ciclo de Jazz teve início em 2008, com o concerto da cantora Sofia Ribeiro e o contrabaixista Gui Duvignau. No âmbito desta iniciativa, passaram também pelo palco do Centro Cultural de Vila das Aves, no ano passado, o quinteto do contrabaixista galego Xacobe Martínez Antelo e o Quarteto de Demian Cabaud. A Segunda edição do Ciclo de Jazz iniciou-se em Fevereiro deste ano com a actuação do guitarrista Pedro Madaleno, seguindo-se os concertos de João Lencastre Group e de Rui Caetano Trio.

www.metronews.com.pt

domingo, 6 de setembro de 2009

Armindo Araújo é Campeão do Mundo!

O piloto português Armindo Araújo (Mitsubishi) sagrou-se hoje campeão mundial de ralis na categoria de Produção, mas ainda à condição, já que existe um recurso de um rival por decidir. "É extremamente saboroso e é um dia fantástico para mim", contou o piloto à TSF. Armindo Araújo e o co-piloto Miguel Ramalho já começaram a festejar o título. No entanto, o título só será oficial se o apelo que Nasser Al-Attiyah interpôs à sua desclassificação no Rali da Acrópole não for resolvido a favor do piloto do Qatar. A decisão deverá ser conhecida a 6 de Outubro. "Neste momento somos campeões do mundo. Sabemos que estamos dependentes de uma decisão do Tribunal de Apelo, mas nós cumprimos com o que precisávamos. A decisão da FIA foi a desclassificação, os relatórios dizem que o carro [de Al-Attiyah] está ilegal, pelo que acredito que o Tribunal de Apelo manterá a decisão e temos confiança que isso possa suceder”, disse Armindo Araújo, citado pela sua assessoria de imprensa.

Público

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Cultura e tradição em destaque em Santo Tirso

É já no próximo dia 6 de Setembro (domingo), que o Parque Urbano da Rabada (Burgães) recebe a terceira e última etapa do XXIII Festival de Folclore Concelhio. Esta terceira parte do evento arranca às 15 horas e conta com a participação dos seguintes seis grupos folclóricos do concelho:

Ordem de actuações:

Grupo Etnográfico de São Paio de Guimarei

Grupo Folclórico de S. Martinho do Campo

Rancho Folclórico Rosas de S. Miguel de Vilarinho

Grupo Folclórico de Santa Cristina do Couto

Grupo Folclórico Santo André

Grupo Etnográfico de Santa Maria de Negrelos

Depois de realizadas as duas primeiras partes do Festival – primeiro a 21 de Junho no Parque D. Maria II com a participação de seis ranchos e depois a 9 de Agosto no Parque Urbano da Rabada com a actuação de quatro grupos - chega assim ao fim a 23ª edição do Festival de Folclore Concelhio de Santo Tirso, evento que pretende manter viva a tradição, promovendo os cerca de 20 ranchos ou grupos folclóricos sedeados no concelho.

http://www.metronews.com.pt