quinta-feira, 23 de julho de 2009

Armindo Araújo estreia Evo X em Portugal

21 Julho 2009 14:43

Armindo Araújo já garantiu a presença no Rali Centro de Portugal, segunda prova de asfalto do campeonato português de ralis. Mas ao contrário do que aconteceu no ano passado, em que esteve presente na prova do Clube Automóvel da Marinha Grande ao volante de um Mitsubishi Lancer Evo X de série, como carro de segurança, o piloto de Santo Tirso vai competir “à séria” naquela que será a primeira vez que Araújo vai guiar a versão de competição numa prova oficial.

Ao contrário do que é habitual, o português não vai correr com a sua equipa, a Ralliart Italia, mas sim com a formação espanhola da RMC. “Para mim é muito importante, pois é a possibilidade de testar o Mitsubishi Lancer Evo X em condições de corrida, o que permite ficar com um conhecimento mais aprofundado do carro em competição. Estou muito satisfeito e espero poder brindar o público com um bom espectáculo”, disse Araújo.

Depois dos testes realizados já este mês em Itália, aos quais o Autohoje deu ampla cobertura, o piloto da Mitsubishi Portugal decidiu que irá à última prova do ano do Mundial de Produção com o novo carro. Mas, como também já tornou público, Araújo quer manter o ritmo competitivo até Novembro, altura em que se realiza o Rali da Grã-Bretanha. A isso se deve esta presença no Rali Centro de Portugal.

http://desporto.autohoje.com/

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Vila das aves fora dos lugares elegíveis para possível vereação do PSD

Na passada 5ª feira, 16 de Julho, foram tornados públicos os cinco primeiros nomes da lista do PSD candidata à câmara municipal, são eles:

JOÃO ABREU
ALÍRIO CANCELES
MAFALDA RORIZ
MÁRIO RORIZ
CARLOS PACHECO

Para grande surpresa, registamos a ausência de Vila das Aves no elenco social-democrata em posição elegível, tal é a consideração e importância do PSD, pelo segundo maior pólo urbano do Concelho.

www.santotirsodigital.com

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Reconstrução do Cine-Teatro vai avançar

Está desbloqueada a reconstrução do cine-teatro de Santo Tirso: encontrado um parceiro privado para o investimento, as obras já podem avançar. A adjudicação do consórcio foi aprovada pela Assembleia Municipal. Após esbarrar na falta de apoio do Estado, no insucesso de candidaturas a fundos comunitários e num concurso público internacional que "obrigou a prazos e audiências prévias muito alargados", o cine-teatro de Santo Tirso vai, agora, poder ser resgatado a um abandono de duas décadas, ao qual apenas a fachada resistiu. A entidade privada vencedora do concurso foi anteontem apresentada à Assembleia Municipal, que aprovou a proposta por larga maioria. Era o passo que faltava para a constituição de uma parceria público-privada. Esta ficará assente numa sociedade comercial que inclui o consórcio privado e a autarquia e que irá construir, além do cine-teatro, os novos estaleiros municipais, remodelar a piscina municipal e requalificar o mercado municipal. Quatro "investimentos prioritários" que vão ser possíveis graças a "uma verdadeira solução de engenharia financeira, mas que cumpre a Lei das Finanças Locais", disse o presidente da Câmara Municipal, Castro Fernandes.
O primeiro equipamento a avançar será o cine-teatro, cujo projecto de arquitectura está concluído. O arranque da obra será "para muito breve", referiu o autarca, escusando-se, contudo, a concretizar prazos. Orçada em perto de 9 milhões de euros, a empreitada inclui a construção de uma nova estrutura a partir da frontaria - desenhada nos anos 50 do século XX - do edifício, situado no centro da cidade, ao lado do Tribunal. Há dois anos, quando o projecto de reabilitação do antigo cine-teatro da cidade foi apresentado à população e 2009 apontado como ano de conclusão da obra, Castro Fernandes debatia-se com o problema de obtenção de financiamentos. O apoio não chegou e a intervenção ficou adiada. Prometido ficou, porém, que o concelho - que não dispõe de um auditório municipal - teria uma "verdadeira casa da cultura". O futuro equipamento terá duas salas - um auditório principal com 300 lugares e outro de 120 - e capacidade para acolher espectáculos teatrais, dança, concertos, desfiles de moda ou conferências. Terá ainda um café-oncerto e galerias de exposições.

Jornal de Notícias

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Credores da Camac aprovam plano de viabilização

Os credores da Camac aprovaram hoje o plano de viabilização da empresa de pneus, que prevê um investimento do Estado de quatro milhões de euros, estando o reinício da actividade previsto para Setembro.
"É uma nova esperança para os trabalhadores, sendo expectável que, numa primeira fase, a Camac empregue 110 trabalhadores", afirma Justino Pereira, do Sindicato dos Trabalhadores da Química, Farmacêutica, Petróleo e Gás do Norte (Sinorquifa).

De acordo com o Justino Pereira "a expectativa é que, ao fim de seis meses, a Camac possa estar a laborar com 250 trabalhadores, mas tudo vai depender da evolução do mercado".

O delegado do Sinorquifa explicou que, na assembleia de credores, a administração da Camac deu garantias de que "a entrada de um novo parceiro está quase concretizada".

A entrada de um parceiro industrial ou financeiro foi a principal condição imposta pelo Ministério da Economia para investir, através de capital de risco, quatro milhões de euros na única produtora portuguesa de pneus, com sede em Santo Tirso.

O novo parceiro, industrial ou financeiro, terá de investir um milhão de euros na Camac.

A empresa suspendeu a actividade há dez meses, quando a desvalorização da libra agravou a saúde financeira da Camac, que se agravava de ano para ano. O mercado inglês era o principal cliente da empresa portuguesa, absorvendo dois terços da produção.

A Camac acumula dívidas de 4,7 milhões de euros aos fornecedores e aos 290 trabalhadores.

"Apenas 23 trabalhadores rejeitaram o plano de viabilização da empresa, o que prova que estão confiantes no futuro da Camac", acrescenta o representante dos trabalhadores.

Diário Digital / Lusa